Chapada Diamantina

VALE DO PATI DE 4 DIAS E 3 NOITES

Vale do Pati é considerada o terceiro trekking mais bonito do mundo!. Para quem tem disposição e gosta de uma boa caminhada, este trekking irá mudar a sua vida. As experiências vividas durante estes dias, são únicas e com certeza não sairão da memória. Nós nos sentimos pequenos diante da grandeza e beleza das paisagens. A simplicidade da vida dos moradores do Vale do Pati nos faz refletir sobre o significado da vida. Sinta essa emoção e contemple as paisagens mais bonitas da Chapada Diamantina.

DURAÇÃO: 04 DIAS
DISTANCIA: 56 KM
DIFICULDADE: INTERMEDIÁRIO
INÍCIO: Povoado Guine( municipio de mucugê)
FIM: Povoado Guine( municipio de mucugê)

Dia 1: MIRANTE DO PATI E GERAIS DO RIO PRETO

Saída de Lençóis às 6:00h até Guiné (2 horas de carro), povoado onde iniciaremos o trekking. A partir daqui, entramos no Vale e só retornamos para o carro ao final do terceiro dia, serão 4 dias sem sinal de telefone. A trilha começa por volta de 8h com uma subida íngrime de cerca de 30 minutos de subida dos Aleixos. Após a subida, seguimos em uma caminhada plana incrível pelos Gerais do Rio Preto, onde cruzaremos o Rio Preto e podemos tomar um banho para seguir para o Mirante do Pati, um dos visuais mais alucinantes do Vale. Após um farto picnic preparado por nossos guias, com direito a café passado na hora, desceremos a Rampa e seguiremos para casa dos nativos.

v4_d1_01
v4_d1_02

Dia 2 | Morro do Castelo + Cachoeira do Funil

Após café da manhã em casa de nativo, subiremos o Morro do Castelo, por uma trilha íngreme. Atravessaremos uma gruta que corta o Morro do Castelo e subiremos nos dois mirantes que nos darão uma visão do restante do Vale do Pati, este será o momento que iremos mais alto durante esta experiência no Vale do Pati, 1600 metros. Na descida, paramos na Cachoeira dos Funis para relaxar os pés e tomar aquela ducha energizante, seguiremos caminhando até a casa onde pernoitamos. Teremos trechos íngremes de subida e descida durante os 12 km que caminharemos neste dia.​

v4_d2_01
v4_d2_02

Dia 3 | Vale do Cachoeirão por cima + a fenda da prefeitura

Após o café da manhã na casa de nativo, continuaremos a nossa experiência pelo Vale do Pati, este dia será o mais difícil devido a subidas e descidas, mas também um dos mais esperados, pois visitaremos o ponto mais clássico e fotografado, o Vale do Cachoeirão, onde avistaremos a cachoeira por cima e se estiver em período de chuva podemos apreciar as várias quedas de água, olhar para o fundo de 280 metros onde cai a cachoeira é impressionante! Diante tanta beleza e em meio a imensos paredões alaranjados nos sentimos pequenos e agradecidos pela experiência e aprendizado vividos até aqui. Após a descida, sairemos em direção à casa onde pernoitamos.
Atrativos visitados neste passeio: Cachoeirão por Cima neste vamos caminha 21 km.

v4_d4_01
v2_d2_02

Dia 4 | Poço da arvore e Subida do Império + antiga Estrada Real

Após o café em casa de nativo, iniciaremos o nosso último dia do trekking mais incrível do Brasil! Seguiremos pela Subida do Império que é a tradicional saída do Vale do Pati para quem faz a travessia completa, local por onde era escoado o café produzido no Vale do Pati para ser vendido pelos nativos em outras cidades. Faremos a famosa Subida do Império, até atingir o seu topo, de lá, teremos uma fantástica vista e começaremos a nos despedir deste paraíso chamado Vale do Pati. Descemos até a cidade de Andaraí, onde iremos embarcar num carro e voltar a cidade de Lençóis. Mas antes de embarcar no carro, paramos na famosa sorveteria Apolo para degustar os sorvetes locais.

O que vamos comer?

* Café da manhã típico Nordestino: ovos, pão, frutas, cuscuz, tapioca, café.
* Almoço Picnic: pão, queijo, presunto, tomate, cenoura, salada, frutas, biscoitos e café.
* Jantar: Arroz, feijão, macarrão, legumes, carnes, salada.

Podemos adaptar para dietas veganas ou vegetarianas.

Onde vamos dormir?

As casas de nativos onde você vai dormir no Vale do Pati é parte muito especial da experiência. Apenas 14 famílias vivem espalhadas dentro dessas montanhas, sem sinal, sem energia elétrica, nos recebendo com amor e prosa boa. É uma ótima oportunidade para descobrir seus costumes e modo de vida. Os quartos possuem cama, lençóis limpos, cobertor, travesseiro e toalha e banheiros compartilhados. A água que eles usam é água de nascente pura das montanhas ao redor, então o chuveiro é frio. Os quartos podem ser compartilhados ou individuais, dependendo da disponibilidade.

Incluso:

  • 3 noites de hospedagem na casa dos nativos do Vale do Pati (quartos compartilhados);
  • Guia nativo 4 dias;
  • Alimentação completa (café da manhã e jantar na casa dos nativos e almoço/lanche de trilha preparado pelo guia);
  • Translado Lençóis x Guiné x Lençóis

Não Incluso:

  •  Despesas pessoais;
  •  Bebidas (ex: refrigerantes, alcoólicas)​;
  •  Qualquer outro item não mencionado como incluso.

Políticas de pagamento e cancelamento:

  • ​30% do valor total via PIX ou transferência bancária e o restante deverá ser pago no primeiro dia de roteiro;
  • Parcelamento no PIX: uma parcela a cada mês até a data da viagem;
  • Cartão de credito ou débito a vista sem juros;
  • Parcelamento no cartão de crédito com juros (consultar);
  • Em caso de cancelamento, os 30% da reserva não são reembolsáveis.

Chamar