A CHAPADA DIAMANTINA

A região da Chapada Diamantina ocupa uma grande área do interior do estado da Bahia. São 38 mil km² cobertos por belezas naturais, entre elas o Parque Nacional da Chapada Diamantina. A principal porta de entrada para quem pretende visitar a região é a cidade de Lençóis, distante 430 km da capital Salvador e 1.066 km de Brasília (Lençóis é uma boa parada para quem está viajando rumo a Salvador de carro). Além de Lençóis, outras cidades e vilas também atraem muitos turistas e merecem uma visita ou pernoite, especialmente Mucugê, Vale do Capão e Igatu.

Como chegar 

O único aeroporto que recebe voos comerciais regulares na Chapada Diamantina é o Aeroporto de Lençóis – LEC, distante 24 km do centro da cidade de Lençóis. São dois voos semanais com saída de Confins (antes era de Salvador, mas o voo mudou durante a pandemia), normalmente às quintas e domingos, operados pela Azul. Os voos para a Chapada Diamantina costumam ter altos preços, especialmente às vésperas da viagem. Com antecedência é possível encontrar passagens por menos de R$ 300, sendo que na alta temporada os trechos chegam a custar R$ 1.500. Com milhas será mais fácil encontrar promoções, especialmente se a viagem não for de última hora.

Lençóis também recebe a maior parte dos ônibus que saem de Salvador rumo à Chapada Diamantina. São três ônibus diários, com viagens que tem 7h de duração. O trecho é operado pela Real Expresso/Rápido Federal. O ônibus é a maneira mais econômica de viajar para quem não está de carro.

FOTOS DA CHAPADA

Chamar